segunda-feira, 4 de abril de 2011

Programas Portáteis (Portable)



O que vem a ser este tal de portable?

São programas que podem rodar sem precisar instalar em seu computador e com tudo o que os programas legítimos e registrados fazem.

Para quê inventaram isso?

Para serem carregados no pendrive ou outro tipo de mídia removível, daí o nome portable (portátil).


O que eu ganho com isso? Por que usar esse tipo de programas ao invés de instalar?
- Sabe aquele programa que você costuma instalar para usar uma vez na vida e só fica lá parado ocupando espaço e pesando seu Windows? Se ele fosse portable você não precisaria instalar nem deixar seu computador mais lento à toa.

- No caso de uma reinstalação de Windows, normalmente você teria que instalar novamente todos os seus programas, não é verdade? Tendo eles portables, você não vai perder tempo reinstalando aquele monte de programas novamente e que ainda podem deixar seu sistema operacional mais pesado.


- Imagine que você tem um arquivo de CorelDRAW no pendrive e quer mostrar para um amigo no computador dele, mas ele não tem o CorelDRAW instalado. Se você também tiver o CorelDRAW Portable em seu pendrive isto não será problema, pois a maioria pode rodar em micros com restrições de instalação (como no trabalho, ou em Lan-houses, por exemplo).- Você pode testar o programa sem compromisso e ver se é adequado às suas necessidades. Se você não gostou, é só apagar o arquivo, não precisa de instalar/desinstalar/registrar mesmo.

- O executável normalmente é menor que o espaço ocupado quando instalado, pois costumam retirar algumas coisas que não vão fazer falta para o programa funcionar normalmente.

Algumas vantagens dos dispositivos portáteis:
  1. São menores;
  2. São mais rápidos, pois é necessário nem sempre estão no Disco Rígido;
  3. Não necessita de instalação;
  4. Você pode utilizar ele no pen drive, no próprio disco rígido, em uma memória ou em qualquer lugar que você preferir;
  5. As informações geradas ficam juntas com o programa executável, evitando confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...